Olá Luís. Em primeiro lugar meus parabéns. Seu português (se escrito sem ajuda do Google Translator, claro) está melhor até mesmo que de muitos brasileiros, com pouquíssimos erros.
A respeito da transmissão da F1, é o que já lhe disseram: desde meados da década de 1980 a Rede Globo de TV tem a excluisividade na cobertura dos GPs da F1 (por um período no anos 1980 a TV Bandeirantes transmitiu corridas, não sei se temporada completa) e sua narração teve majoritariamente Galvão Bueno no comando. Nem sempre foi assim e já tivemos outros narradores com Luciano do Valle (talvez quem mais narrou F1 depois do Galvão Bueno), Léo Batista, Luiz Roberto, Luiz Alfredo e Cléber Machado além de outros que me fogem a lembrança.
Uma opção que muitos adotam é seguir a corrida pela TV mas ouvindo pelo rádio (deixando a TV muda) já que a Rádio Bandeirantes faz uma ampla cobertura e transmissão ao vivo das corridas. Nesse caso o narrador majoritário é o Teo José, mas essa narração pode variar, já que o Téo narra corridas de outras categorias e outros eventos esportivos e com isso pode não estar disponível para a narração da F1. Os comentários nessa temporada são de Christian Fittipaldi.
Com também já disseram, a SPORTV (canal de esportes do grupo GLOBO) transmite VT's na íntegra das corridas algumas horas depois da corrida ao vivo e o canal SPORTV2 costuma transmitir na segunda feira seguinte, no período noturno (entre 23:00-0:00) um VT de 1 hora da corrida.
Portanto, acostume-se com o Galvão, pois é uma instituição nacional criticá-lo em qualquer narração que ele faça.
Atenciosamente,
Ricardo.